Eventos

Reflexões sobre a participação na XXV jornada do ESIPP

Ana Charão e Gabino Moraes estudantes de psicologia da Faculdade São Francisco de Assis e estagiários do NPOT.

A XXV Jornada do ESIPP ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2023 e proporcionou uma oportunidade de acesso a conhecimento de alta qualidade, representado pela presença de psicanlistas que abordaram um tema relevante e atemporal no campo da psicologia: “Amar para não adoecer”: de Freud à clínica contemporânea.

A participação em eventos científicos dessa natureza oferece a oportunidade de networking, intercâmbio de experiências e aprendizado prático. A troca de ideias com outros profissionais e estudantes enriquece a formação acadêmica, promove o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e ajuda a construir uma base sólida para futuras carreiras na psicologia. 

A equipe do NPOT apresentou o trabalho intitulado: “O Trabalho, o amor e a criação como meios de sublimação”. O núcleo segue os pressupostos psicanalíticos, no sentido de conceber  o trabalho, o amor e a criação como meios de sublimação pelos quais o sujeito  pode dar lugar às suas exigências pulsionais e constituir destinos para  o mal-estar produzido pelo desamparo, transformando-o, finalmente,  em satisfação e prazer.

As palestrantes abordaram sobre a importância do amor na psicologia, com base em conceitos freudianos e contemporâneos. A jornada do ESIPP explorarou a complexidade do amor, destacando que ele não elimina a solidão, mas nos confronta com nossas histórias e peculiaridades individuais, enfatizando que o amor é uma experiência pessoal e intransferível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.