Homenagem

1º DE MAIO – DIA DO TRABALHO

O Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT), neste dia especial, deseja prestar uma homenagem a todos os trabalhadores dos diversos segmentos da nossa sociedade, em especial, aos profissionais da área da saúde e aos profissionais “invisíveis”, que atuam no cotidiano. Embora os profissionais da limpeza, da segurança, do transporte, do comércio (supermercados, farmácias, etc.), da recepção (de consultórios médicos, de hospitais, etc.), dos correios, dentre outros, não estejam na ótica da mídia e na percepção das pessoas em geral, eles têm sim um papel primordial na manutenção e na continuidade dos processos de trabalho. Em conjunto com os profissionais da saúde, estes trabalhadores supostamente “invisíveis”, contribuem imensamente no combate aos prejuízos decorrentes do contexto pandêmico e por isso, endereçamos a eles um agradecimento pela sua coragem, suporte e dedicação.

Imagem: Pixabay, 2021.

Trabalhadores invisíveis

Cabe destacar que o home office não é uma modalidade que se aplica a todos os trabalhadores “invisíveis”, sendo que muitos deles precisam exercer as suas atividades se expondo a riscos, trabalhando nas ruas, como por exemplo, os coletores de lixo, as equipes de vacinação, dentre outros, o que os transforma em potenciais vetores de contaminação para as suas famílias e comunidade. Um dos grandes problemas enfrentados pelos coletores de lixo é o descarte de alguns resíduos, tais como, máscaras, luvas, medicamentos usados ou vencidos, bem como outros itens, que quando são descartados de forma e em locais incorretos, tornam-se importantes focos de contaminação para esses trabalhadores.

Segundo o Portal da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ),

No Brasil, mais de 1,5 milhões de trabalhadores de nível técnico/auxiliar da saúde enfrentam diariamente, não só milhares de novos casos e centenas de óbitos relacionados à Covid-19 nos hospitais e unidades de saúde, mas também encaram um cotidiano anônimo e, por vezes, de “invisibilidade” diante da própria equipe, suas instituições e a sociedade em geral (FUNDAÇÃO…, 2021, s.p.).

Esses trabalhadores (técnicos e auxiliares de enfermagem, de Raio X, de análise laboratorial, de farmácia, maqueiros, motoristas de ambulância, recepcionistas, pessoal de segurança, limpeza e conservação e agentes comunitários de saúde), por vezes esquecidos, também estão na linha de frente, porém em uma posição de retaguarda, mas devem ser lembrados e valorizados, uma vez que são fundamentais em qualquer tempo, seja na pandemia ou fora dela.

Produzido pelo NPOT, 2021.

Algumas questões sobre a data de hoje:

Por que o dia primeiro de maio foi criado?

O dia do trabalho ou dia do trabalhador é a data que celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. A escolha desta data buscava homenagear a luta dos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago em 1886, onde foram duramente reprimidos.

No final do século XIX, homens, mulheres e crianças enfrentavam jornadas com mais de doze horas de trabalho, o cansaço e miséria destes trabalhadores, garantiam a folga e a riqueza dos patrões.

A partir da revolta contra a exploração nasceu a luta, onde milhares de trabalhadores reivindicaram a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias.

No ano 1889, a Segunda Internacional Socialista, que foi uma organização dos partidos socialista e operários, estabelece o primeiro de maio como um dia de luta pela redução da jornada de trabalho. No Brasil, a data foi consolidada no ano de 1924, onde as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas.

REFERÊNCIAS:

Correio do Povo. Disponível em: <https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/os-guerreiros-invis%C3%ADveis-que-contribuem-no-combate-%C3%A0-covid-19-1.456193>. Acesso em: 25 abr. 2021.

Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-inedito-tracara-o-perfil-dos-profissionais-invisiveis-no-enfrentamento-da-covid-19>. Acesso em: 25 abr. 2021.

FURASTÉ, Pedro A. Normas técnicas para o trabalho científico: explicação das normas da ABNT. 17. ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2015.

Observatório do Terceiro Setor. Disponível em: <https://observatorio3setor.org.br/noticias/como-a-pandemia-tem-afetado-profissionais-ja-invisiveis-para-a-sociedade/>. Acesso em: 25 abr. 2021.

One thought on “1º DE MAIO – DIA DO TRABALHO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.